Saiba mais sobre
Ultrassonografia Obstétrica
Consiste na movimentação de um transdutor sobre o abdome e pelve de uma gestante recoberto por gel, havendo emissão e detecção de ondas de ultra-som que são transformadas em imagem e transmitidas em um monitor. É possível a visualização do feto e dos órgãos pélvicos femininos durante a gestação.
Para que Serve?
é um exame feito de rotina durante a gestação para rastreamento, mas que também deve ser feito na suspeita de anormalidades. No primeiro trimestre de gravidez, suas finalidades são: confirmar uma gestação normal; avaliar a idade do bebê; averiguar a presença de gêmeos, anormalidades ou risco potencial de aborto; avaliar o coração fetal; e identificar anomalias da placenta, útero e outras estruturas pélvicas. No segundo e terceiro trimestres de gravidez, sua utilidade consiste em: avaliar a idade do bebê, assim como seu crescimento, posição e, às vezes, sexo; identificar algum problema de desenvolvimento; e avaliar a placenta, líquido amniótico e estruturas remanescentes da pelve.
Alguns centros indicam a realização de ultra-sonografia entre 13 e 14 semanas de gestação para procurar riscos de síndrome de Down ou outras anomalias do desenvolvimento fetal. O número total de ultra-sonografias feitas durante a gestação varia conforme a detecção de alterações em exames de imagem ou de sangue anteriores.
Instruções Para a Realização do Exame
Deve-se ingerir 2 a 3 copos de líquido uma hora antes para que a bexiga fique cheia. Não urinar antes do exame.
Riscos
Não há riscos para a gestante e o feto, não sendo utilizada radiação ionizante.